terça-feira, 14 de outubro de 2008

música inusitada

No último domingo fui contemplado pela apresentação, na MTV, do show em conjunto feito pelos Paralamas do Sucesso e Banda Calypso. Trata-se de mais um episódio de uma série de misturas de bandas de estilos completamente diferentes entre si. Neste caso, a de uma tradicional banda de rock brasileiro e uma banda tida como um dos maiores fenômenos de popularidade no Brasil, mas que causa certo preconceito aos sulistas do Brasil que, muitas vezes nem sabem do que se trata.

Pelo o que eu pude aprender com o programa, a Banda Calypso criou o seu próprio estilo, a partir de misturas de outras tendências. Existe muita influência de música africana e caribenha, justificando o ritmo marcante. O folclórico guitarrista da banda, e marido da vocalista Joelma, Chimbinha me surpreendeu muito com seu conhecimento de guitarra. O diretor do programa (um famoso produtor de diversos artistas) fez um comentário a respeito do músico, rasgando elogios pelo domínio do instrumento que ele possui. Realmente. Chimbinha praticamente criou aquele estilo de batida de guitarra que lembra uma percussão africana, típico em qualquer música da Banda Calypso. Com o seu conhecimento, formou uma grande dupla com o mestre Herbert Vianna, na criação dos arranjos.

Herbert, aliás, comentou, ao presentear Chimbinha com uma de suas guitarras que "a força e a expressividade do Chimbinha como guitarrista, como criador, harmonizador em cima de melodias e ritmos é um fenômeno que eu diria que daria capa de todas as revistas internacionais para guitarristas. Um fenômeno difícil de articular em palavras".

Teve também uma cena no programa em que o baterista do Calypso mostrava e tentava passar a batida cubana, muito utilizada no Norte do Brasil chamada "Casicó", para o famoso e consagrado João Barone, dos Paralamas.

Por fim, as letras das músicas chamadas de "brega" por nós, nada mais são do que o povo nortino quer ouvir (taí o motivo de tanto sucesso). Minto. Isso é uma suposição minha, um chute, mas acredito que tenha validade. As letras trazem certo sofrimento propositalmente exagerado e muitas expressões bem regionais.

Em resumo, para quem gosta de música, sem preconceitos, e gosta de encontrar qualidade em qualquer estilo musical é uma boa dica: O show pode ser visto na íntegra (junto com os ensaios e o depoimento do Herbert Vianna sobre o chimbinha, também!) no sitewww.cocacolazero.com.br/musica.

Nenhum comentário: