terça-feira, 14 de outubro de 2008

copa em Floripa!


Fico de cara quando ouço um certo argumento de alguém que não crê ou não quer que Florianópolis sedie algum dos jogos da Copa de 2014. Trata-se da falácia:
- Não temos infra-estrutura nenhuma! Não há condições de sediar.

Ora, Florianópolis mal comporta os jogos do Avaí e Figueira, com engarrafamentos e outros problemas nos dias de jogo. É ÓBVIO que não temos infra-estrutura. Mas a FIFA não decide onde será a copa diante das atuais condições de se realizar tal evento, até porque a Copa do Mundo será disputada daqui a 6 anos.

Deve haver propostas como um bom projeto de estádio, aeroporto que comporte a demanda, hotéis, bom acesso aos locais movimentados, preocupação com a segurança e uma série de outros quisitos. Aquele que apresentar a melhor proposta e acima de tudo comprovar que tem como fazer, leva o direito de sediar.

Sim, Florianópolis tem condições de melhorar tudo o que foi citado. Os patrocínios em uma Copa do Mundo (maior evento esportivo do planeta) é coisa que eu nem tenho noção. Direitos de imagens, arrecadação com o turismo proveniente do evento e ainda ao fato de ser uma cidade-ilha (o que pode ser interessante aos Europeus, por exemplo), possuir tanta beleza que nós mesmos desconhecemos, e uma infinidade de outros aspectos, podem compor a certeza de que o montante necessário para o investimento inicial é possível.

A infra-estrutura da cidade, neste caso, melhoraria e, claro, seria mantida para que pudessemos explorar mais o turismo, divulgar melhor a cidade, usufruir de um bom estádio de futebol, aeroporto confortável, vias de acesso rápido aos principais pontos da cidade, transporte público de qualidade (meu sonho), etc etc e etc.

A grande questão, ao meu ver, a ser levantada é a seguinte: É isso o que o manézinho quer? Afinal, o quê quer o povo Florianópolitano?
Deverei escrever sobre isso nos próximos posts.

Nenhum comentário: