quarta-feira, 23 de junho de 2010

A copa no tempo




Coisa que eu gosto de fazer em momentos de ócio mental é conjecturar a respeito da evolução tecnológica para o futuro que viverei. Muitas vezes brinco de listar os objetos que em 5, 10 ou 20 anos serão relíquias de um passado aparentemente longínquo. Carregador de celular, chaves de casa e de carro, CD, DVD, notebook de 15'... 
Ou então, em outros momentos, eu comparo o meu antigo celular de 5 anos atrás com o de hoje, para que possa tentar imaginar como será o de daqui a 5 anos. Certamente as diferenças entre o do futuro e o do presente serão ainda maiores que as entre o do presente e o do passado. Isso também vale para o computador, velocidade da internet, design dos carros... Acho isso muito louco!

Falando em velocidade da internet, tenho pensado muito nisso ultimamente. Lembro-me que em 2008 me apresentaram o justin.tv para que eu pudesse assistir os jogos do meu time, o grande Internacional, via internet, ao vivo e de graça. A conexão era uma porcaria, a qualidade péssima e tinha um atraso considerável com relação à transmissão pela televisão. De lá para cá foram dois anos e eu utilizei diversas vezes este meio para assistir aos jogos. Pude perceber uma ligeira melhora, mas creio que foi por conta da evolução da minha internet, que aqui em casa possui uma velocidade razoavelmente boa. A maioria dos links para este tipo de transmissão, entretanto, não funcionam direito aqui no Brasil. Não sei explicar, mas tem a ver com o nosso endereço de IP brasileiro, pois parece que existe um número limitado de espectadores. Ou seja, eu assisto 20 minutos e cai. Mais 10 minutos, cai novamente e assim por diante. (Existem maneiras de se melhorar isso usando um programinha ou alterando algumas configurações no navegador, mas eu não saberia esclarecer com propriedade). Quando estive no Canadá, e, portanto, contemplado por um IP canadense, pude assistir tranquilamente aos jogos do meu time sem os inconvenientes anteriormente citados, a não ser pela baixa qualidade do vídeo.

O fato é que nesta Copa do Mundo, eu não me canso de me admirar com o que o site globoesporte.com está oferecendo aos internautas brasileiros. É possível assistir aos jogos em tempo real com qualidade ótima. Claro que depende da velocidade de conexão da sua internet. Aqui na minha casa, por exemplo, com velocidade de 3MB, a qualidade da imagem fica igual à de uma televisão normal e a transmissão ocorre sem delay em relação a da TV a cabo. É impressionante! Disseram-me que isto ocorre porque a Globo está bancando os IPs brasileiros para a conexão no seu site, ou seja, que neste caso, o bom mesmo é estar no Brasil para desfrutar deste entretenimento sem cortes, sem limite de conexão, etc.

Voltando ao assunto do início, esta história toda me fez lembrar que na copa de 2006, assistir ao jogo ao vivo pela internet era coisa que nem passava-me pela cabeça. Eu levava um radinho a pilha para as aulas e assim podia acompanhar aos jogos mais importantes, sempre ouvindo apenas de um lado para que o professor não percebesse. Laptop era coisa de rico ou de quem havia viajado para o exterior e o adquirido por um bom preço. Era raro quem o possuísse. Na Copa deste ano, aquele que estiver mais interessado no futebol do que nas aulas da faculdade leva seu laptop (pois é raro quem não tenha um, nas universidades), se conecta pela rede wi-fi e é possível acompanhar o vídeo do jogo em tempo real, como já mencionei.
Agora, meus amigos, imaginem como será a Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil! Será possível assistir aos jogos pelo celular, de graça? (Ok, eu sei que já é possível pelo wi-fi do iPhone ou Blackberry, mas eu digo como se fosse algo banal, através da internet via celular mesmo e sem pagar por isso!). Será que teremos a televisão em 3D em casa? De que maneira assistiremos aos jogos do Brasil? Escreva o seu palpite! Em 2014 tentarei me lembrar de ler novamente este texto.


Um comentário:

Ziggy disse...

Copa que vem assistirei os jogos do Brasil no estádio hehe