quarta-feira, 19 de novembro de 2008

argumentos elitistas

Em um dos textos anteriores, falei rapidamente sobre quem pouco sabe a cerca de um assunto e insiste em colocá-lo, mesmo quando os ouvintes percebem que é tudo besteira. A personagem deste acontecimento até manifestou-se aqui no blog, mas entendeu que eu estivesse falando que ela não entendia nada sobre cotas.

Não, na verdade o papo em que eu percebi sua ignorância foi sobre ações do Governo Federal.

Olha, não quero parecer arrogante, já parecendo, mas deixo claro que não há problema algum em não saber nada sobre qualquer assunto. Eu nunca darei minha opinião sobre os jogos da NBA, pois não entendo absolutamente nada de basquete. De economia eu entendo quase zero. Mas tive dois semestres de aula com um dos melhores professores de Santa Catarina no assunto lá na faculdade de administração que eu curso (e o pessoal está lá de prova que o Tramontin é realmente muito bom). Então, no zero eu não fico.

Naquele dia foi dito que o Bolsa Família não serve pra nada, utilizou-se aquele velho discurso republicano de que não se deve "dar o peixe, mas ensinar a pescar". Traduzindo, não se deve dar dinheiro, se deve dar empregos. Faz sentido, aliás, são dois pontos de vista válidos e que compõe a principal divergência política em diversos países, inclusive nos Estados Unidos - Democratas x Republicanos. O Barack Obama, por sinal, é da turma dos que dão o peixe.

Olha que curioso. O Bolsa Escola foi magnificamente criado pelo governo FHC (idolatrado por quem criticou o Bolsa Família, do Lula, naquela ocasião). É um mecanismo comum da economia que se chama Transferência de Renda e que compõe o produto de uma economia, utilizado por governos em diversos países, até nos mais capitalistas.
Perceba a lógica do mesmo. Uma pessoa bem sucedida recebe seu salário e dele são descontados encargos destinados ao governo. Este arrecada e distribui para quem não tem o que comer. O erro está em pensar que o dinheiro pára neste estágio. Muito pelo contrário: a pessoa necessitada recebe o recurso e vai até a venda maís próxima. O comerciante arrecada o mesmo dinheiro e lucra mais, porque este é um novo cliente (ele não podia comer anteriormente, não é mesmo?) e paga seus impostos. E assim por diante. O que acontece é uma maior dinâmica da economia. A prova disto é que o Nordeste brasileiro nunca se desenvolveu tanto, é a região cujo comércio mais cresce, a economia finalmente foi aquecida naquele lugar - onde também possui o maior número de pessoas atendidas pelo Bolsa Família.

Argumentos desqualificando a índole do brasileiro, que concluem em uma ineficácia do programa, do tipo "ah, o que adianta dar dinheiro pros ignorantes irem lá gastar todo o dinheiro em cachaça?" também não me interessam, pois além de o caso ser minoria, é só o que faltava um governo cruzar os braços e não fazer mais nada, partindo do pressuposto que seu povo não irá utilizar o que está sendo oferecido. A parte do governo deve ser feita, não importando a resposta do povo.

Pode ser que em outros lugares, "ensinar a pescar" seja a melhor opção, ou seja, criar mais possibilidades e oportunidades para que os empreendedores criem lojas, fábricas, etc, para empregar mais pessoas, para que estas deixem de ser miseráveis. Em minha opinião isto não serve para o Brasil, dado que tem gente passando fome. PASSANDO FOME! Coisa que não é da minha e nem da sua realidade. Não consigo imaginar o que é querer comer e não poder, é a segunda atividade principal em um ser humano. A primeira é respirar.

Por isso, entendo que inicialmente, devemos matar a fome das pessoas e, de quebra, alavancando o comércio e o setor produtivo da cesta básica, tudo isso com o dinheiro que nós pagamos de impostos, para que o dinheiro retorne - e um dia retornará, caso o programa obtenha sucesso - para quem o desembolsou.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!!!!
bem tem uns 2 meses q leio o seu blog, gosto pois sempre é comentado algo q tem a haver comigo.
Sou uma nordestina natural do Maranhão, negra e só tem um ano que moro em Floripa, na verdade ñ esta sendo fácil morar em uma cidade bem "preconceituosa" no meu parecer,eu acho..
Enfim parabéns...
E poxa escreva com mas frequência..
todos os dias olho o seu blog...
Um abraço e boa sorte...